Mestre

António Pereira

antonioPraticante de Yoga desde 1977 e Professor de Yoga, desde 1981, formado em SwáSthya Yoga pela Universidade de Yoga. É um dos mais antigos Mestres de Yoga portugueses contemporâneos, Fundador e Presidente da FEDYP-Federação de Yoga de Portugal e da António Pereira – Yoga Life Style High Perfomance. O Yoga é para si uma filosofia de vida, ampla, simples, profunda, isenta de fantasias, folclores, "modas" e que leva ao Autoconhecimento, na linha do Yoga Antigo, procurando a fundamentação científica mais actual para incrementar maior transparência e rigor na prática, estudo, ensino e formação no Yoga.

Doutorando em Educação Física e Desporto, ramo Actividade Física e Saúde, na Universidade Lusófona e Mestre em Treino Desportivo pela Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona, com a Dissertação em Alto Rendimento Desportivo, com o título “Recuperação Psicológica e Física em Nadadores Através Do Yoga”. 

Director/Coordenador do Curso Livre de Introdução ao Yoga e Fundador do Grupo de Estudos de Yoga, na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona (ULHT). Formador certificado pelo IEFP, com o Certificado de Aptidão Pedagógica. Autor do livro “Momentos Marcantes”, poesia e reflexões sobre a vida e dos CDs “Yôganidrá – Técnicas de Descontracção do SwáSthya Yôga” e “Música para Descontrair”. 

Foi o principal incrementador em Portugal e Europa da instituição internacional pioneira na Formação de Instrutores e Professores de Yoga, tendo introduzido em 1997, pela primeira vez em Portugal, um curso de extensão universitária, de Formação de Instrutores e Professores de Yoga, na Universidade Lusófona. Fundou, presidiu e dirigiu várias Federações, Associações e Escolas de Yoga em Portugal, Europa e Brasil. Formou e apoiou vários professores e instrutores de Yoga no desenvolvimento do seu trabalho tanto na sua escola, como noutros centros, eventos, etc., e alguns deles tornaram-se respeitados no meio do Yoga, em Portugal e noutros países.

A sua base de trabalho é o Yoga Antigo, aliando o conhecimento teórico e prático das técnicas corporais, respiratórias, de concentração, meditação e descontracção, entre outras, à investigação científica e às técnicas ligadas ao desporto de alto rendimento e à recuperação física e psicológica, entre outras áreas de estudo. Desenvolveu um método pessoal e personalizado, bem como programas e cursos ajustados individualmente, ao ambiente desportivo, corporate e à formação de instrutores e professores de Yoga.

«Um homem completo possui a força do pensamento, a força da vontade e a força do coração. A força do pensamento é a luz do conhecimento; a força da vontade é a energia do caráter; a força do coração é o amor.» Ludwig Feuerbach