Equipa

António Pereira

antonioPraticante de Yoga desde 1977 e Professor de Yoga, desde 1981, é Fundador e Presidente do espaço António Pereira – Yoga e Lifestyle.
Doutorando em Educação Física e Desporto, ramo Actividade Física e Saúde, na Universidade Lusófona e Mestre em Treino Desportivo pela Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona, com a Dissertação em Alto Rendimento Desportivo, com o título “Recuperação Psicológica e Física em Nadadores Através Do Yoga”.
Director/Coordenador do Curso Livre de Introdução ao Yoga e Fundador do Centro de Estudos de Yoga, na Faculdade de Educação Física e Desporto, da Universidade Lusófona (ULHT).
Formador certificado pelo IEFP, com o Certificado de Aptidão Pedagógica. Autor do livro “Momentos Marcantes”, poesia e reflexões sobre a vida e dos CDs “Yôganidrá – Técnicas de Descontracção do SwáSthya Yôga” e “Música para Descontrair”.
Foi o principal incrementador em Portugal e Europa da instituição internacional pioneira na Formação de Instrutores e Professores de Yoga, tendo introduzido em 1997, pela primeira vez em Portugal, um curso de extensão universitária, de Formação de Instrutores e Professores de Yoga, na Universidade Lusófona.
Fundou, presidiu e dirigiu várias Federações, Associações e Escolas de Yoga em Portugal, Europa e Brasil. Formou e apoiou vários professores e instrutores de Yoga no desenvolvimento do seu trabalho tanto na sua escola, como noutros centros, eventos, etc., e alguns deles tornaram-se respeitados no meio do Yoga, em Portugal e noutros países.
A sua base de trabalho é o Yoga Antigo, utilizando dentro do possível a fundamentação científica mais actual para incrementar maior transparência e rigor à prática e ensino do Yoga. Alia o conhecimento teórico e prático das técnicas corporais, respiratórias, de concentração, meditação e descontracção, entre outras, à investigação científica e às técnicas ligadas ao desporto e à recuperação física e psicológica.
Desenvolveu um método pessoal e personalizado, bem como programas e cursos ajustados individualmente, ao ambiente corporate e à formação de professores de Yoga.

«Um homem completo possui a força do pensamento, a força da vontade e a força do coração. A força do pensamento é a luz do conhecimento; a força da vontade é a energia do caráter; a força do coração é o amor.» Ludwig Feuerbach

José Carlos Calazans

foto josecarlosHistoriador e Orientalista. Doutorado em Ciência Política, Lusofonia e Relações Internacionais. Membro Integrado e investigador residente do Centro de Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do grupo de investigação Filosofia da Física Quântica: Não-Linearidade e Euritmia. Conselheiro da Comissão Nacional de Ética para a Saúde – ARS-LVT (Ministério da Saúde). Professor de Filosofia, História e Ciência Política e Relações Internacionais. Lecciona na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa) em Estudos Europeus, Lusófonos Estudos e Ciências Políticas e Relações Internacionais (2013-2019); Ciência das Religiões (2006-2013); Professor da Academia Portuguesa da Força Aérea (2010-2012); Investigador do Centro de Estudos de Indie e de l’Asie du Sud (CNRS-EHESS); Unidade de pesquisa do CNRS e da Robert Schuman University (2011-2012); Membro fundador da Associação Portuguesa para o Estudo das Religiões; Director da secção de estudos indianos da Revista Portuguesa de Ciências das Religiões – Universidade Lusófona (2012-2014); Membro da Sociedade Geográfica de Lisboa. Fundador da Fundação António Quadros e seu vice-presidente. Avaliador de artigos científicos no Journal of Gandhāran Studies (Uni. De Peshawar/ Paquistão). Orientador de teses de doutoramento e mestrado em Estudos Orientais e Ciências Políticas e Relações Internacionais. Membro da Comissão de Ética para a Saúde – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT 2019).

«Quando paramos de aprender paramos de viver.» Charles Handy

Maria João Silva

maria joaoPraticante de Yoga desde 2005, experimentou variados estilos de Yoga, como Vinyasa, Tantra, Yin, Bikram, SwáSthya, Ashtanga, Hatha, etc., começou a dar aulas em 2019.
Doutorada em Biologia e Saúde, Mestre em Biologia Molecular e Genética, foi investigadora na área de oncologia durante 9 anos, tendo trabalhado também no departamento médico da indústria farmacêutica.
Com o intuito de aprender mais sobre Yoga e a sua filosofia, completou o curso de Professora de Yoga em Rishikesh, na Índia, considerada a capital mundial do Yoga. Deu aulas de Yoga na Índia e no Sri Lanka.

«Viva unicamente no presente, não no futuro. Faça hoje o melhor que puder; não espere o amanhã.» Yogananda


Maria João Freitas

maria joao freitasLicenciada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, pós -graduada em Marketing Relacional e Comunicação pelo INDEG -ISCTE. Certificada em Coaching, como Practitioner of NLP (Neuro Linguistic Programming) e como Horse Assisted Educator no programa “The Art of Leadership”. Com uma longa experiência de trabalho em Gestão de Recursos Humanos e liderança na banca, assumiu funções de Diretora, responsável por diversas equipas e projetos, nomeadamente nas áreas de Gestão da Relação, Recrutamento, Formação e Comunicação interna. Atualmente desenvolve a sua atividade no âmbito do Coaching .

«Acredita que consegues e já estás a meio caminho.» Theodore Roosevelt


Nilson Porto

nilton portoBiomédico pela Universidade Federal Fluminense (Brasil) e Virologista pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasil). Massoterapeuta e Shiatsuterapeuta pelo Centro de Estudos do Corpo e Terapias Holística (Brasil). Dedica-se actualmente a pesquisas na área da Neurocognição e da Física quântica e os efeitos destas sobre a Consciência Humana.

“O oposto da felicidade não é a tristeza, é o não conhecer a si mesmo” (Nilson Porto)